Artigos de opinião na nossa aldeia global

Artigos de opinião da Aldeia Global
 
Artigos de opinião

Artigo da autoria de Rocha Nunes
(Polisol, Electricidade e Energia Solar L.da)
polisol@mail.telepac.pt

Regulação de instalações de aquecimento central por pavimentos radiantes

A regulação duma instalação de aquecimento por chão radiante é uma tarefa difícil e laboriosa que exige do instalador duas, três ou mais intervenções, para conseguir um funcionamento adequado.

É através dos detentores dos colectores que esta regulação se faz. Mas nem sempre o número de voltas que o cálculo nos fornece pode ser utilizado com rigor pois, na prática, em obra, há sempre necessidade de se proceder a algumas alterações, particularmente na distância entre tubos (passo), devido à existência de grandes superfícies de envidraçados, de paredes exteriores, à falta de espaço como acontece nas casas de banho, etc.


Assim, por vezes são utilizados outros métodos que não os do projecto, destacando-se:


Depois de se esvaziar toda a água possível da tubagem do pavimento radiante, para limpar as impurezas que nela possam existir, encher a instalação até à pressão de serviço e colocar o electrocirculador a trabalhar para que o ar saia pelos purgadores.

REGULAÇÃO DA INSTALAÇÃO:

A-Regulação dos detentores


B - Regulação através da temperatura do retorno a fazer após 2 ou 3 dias, quando o aquecimento já esteja distribuido por toda a habitação:

Medir com um termómetro digital os retornos de todos os circuitos e fechar progressivamente os detentores dos que estiverem mais quentes, para igualar as temperaturas, com excepção das casas de banho, que deverão ser ligeiramente mais elevadas.

C - Regulação através da temperatura ambiente de cada divisão:

Executando escrupulosamente todos os pormenores acima indicados, obterá uma regulação eficiente e a satisfação do cliente, que é muito importante.

A Nossa Aldeia Global
Voltar à inicial

O conteúdo destes artigos é da exclusiva responsabilidade dos autores.
Se tem um artigo interressante que pretende ver publicado neste espaço, envie os seus dados, juntamente com o artigo, para
artigos@aglobal.com
Após análise, faremos a publicação do mesmo nesta página.

Nota: Reservamos o direito de recusar qualquer artigo que consideremos estar fora de contexto

Copyright © 1997 aglobal.com