Uma solução FLEXÍVEL


Graças à rapidez de montagem e à versatilidade dos componentes, a FRICAL oferece uma gama de produtos estudados e testados, para responder a qualquer exigência do consumidor final, sempre respeitando as normativas vigentes.
Estou-me a referir à tubagem metálica para a exaustão dos produtos da combustão.

Da nossa linha de fabrico, irei hoje dar destaque para dois tipos de tubagem metálica: ambas de estrutura (flexível) e concepção (parede dupla e liso por dentro) iguais, mas diferentes na matéria prima utilizada e no seu processo de fabricação: o tubo flexível duplo em Inox e o tubo flexível duplo em Alumínio.


Inox

O tubo flexível em Inox, AISI 316 L, de parede dupla com interior liso, oferece uma melhoria notável no desempenho, na medida em que se reduzem considerávelmente as perdas de carga e os problemas causados pelo depósito de condensações, devido à menor rugosidade da parede interior, conseguindo-se desta forma uma correcta e segura evacuação dos fumos, evitandando assim as incrustações de particulas libertadas pela combustão.

São também características inegualáveis, deste tubo a enorme flexibilidade, uma notável resistência à tracção, bem como uma quantitativa diminuição de ruídos, causados pela passagem do ar.

Pela sua característica de flexibilidade e rapidez de montagem o tubo flexível em inox, é ideal para a substituição de condutas já existentes e com funcionamento insatisfatório, também para a exaustão de fumos dos recuperadores de calor e lareiras, ainda para as saídas de gases de todo o tipo de caldeiras bem como para exposição ao fogo e ambientes corrosivos.

Outra grande particularidade do tubo flexível em inox de parede dupla interiormente lisa, da FRICAL é a sua enorme resistência ao calor, podendo utilizar-se com valores de temperatura máxima de 550ºC.

O êxito na aplicação do tubo flexível em inox, é garantido, mas para isso dever-se-á ter em atenção, após um curto exame visual ao interior do tubo, em duas situações:

a) Para condução de ar quente ou frio, o sentido da colocação do tubo é o seguinte:
A parede interior como se constacta é formada por tiras ou "escamas" em inox sobrepostas estratégicamente, estas têm uma parte de um lado mais saliente que do outro, portanto o sentido de colocação do tubo, deve ser com as referidas partes das "escamas" viradas para cima, ou seja durante o exame com os dedos, se os deslocar no sentido do interior do para o exterior, verá que sentirá uma superfície lisa, o que não acontece se fizer o teste no sentido contrário.


b) Para condução da evacuação dos gases de combustão, será o contrário do que foi descrito anteriormente ou seja:
A sobreposição nas "escamas" para baixo, será para facilitar o escorrimento de goticulas de água resultantes de algumas condensações que possam surgir, evitando a sua acumulação entre as duas paredes do tubo
Esta constatação tactil é fundamental antes da colocação da tubagem em obra, pois futuramente obter-se-á um desempenho excelente do tubo evitando-se a acumulação de resíduos bem como um maior tempo de vida para o mesmo.

 

 

A FRICAL, obteve de um importante organismo público o ITG-Instituto Tecnológico do Gás, uma Declaração que veio comprovar a qualidade do tubo flexível em inox e que passo a transcrever:

A pedido da empresa FRICAL, declara-se que a tubagem flexível em aço inoxidável austenítico (AISI 316 L) de parede dupla (parede interior lisa), satisfaz as características de construção para as condutas de evacuação dos produtos de combustão indicados na Norma Portuguesa 998 (NP 998 - Aparelhos termodomésticos a gás para aquecimento instântaneo de água - Condutas de evacuação dos produtos de combustão. Características), quando são cumpridas as regras de boa prática e as exigências indicadas pelo fabricante da tubagem.

 

Alumínio

O tubo flexível em alumínio é fabricado segundo os mesmo moldes que o inox, ou seja também é de estrutura dupla e também com a parede interior lisa.

Pelas suas características de flexibilidade é basicamente indicado para todos os trabalhos de ar condicionado, extracção e ventilação.

As suas enormes vantagens caracterizam-se pela robustêz mecânica oferecida pela sua parede dupla; não há desperdícios em obra, no que resultam poupanças consideráveis quer de material quer económicas; ausência de vibrações causadas pela passagem do ar; pelo facto de possuir um interior liso, com este tubo evita-se a formação de incrustações ou resíduos.

Outra particularidade do tubo flexível em alumínio é o facto de existirem baixas perdas de carga, devido à sua estrutura dupla, bem como possibilitar um escoamento silencioso. De salientar ainda o facto de não ser facilmente deformável, o que não acontece com o tubo de alumínio simples ou o tubo de alumínio extencível.

Este tipo de tubagem também pode ser utilizada para montar os ramais que distribuem o ar quente resultante de lareiras, recuperadores de calor, etc., até ás várias dependênçias de uma habitação ou outros espaços, sendo para este efeito fornecido com um isolamento, para evitar as perdas de carga.

Há ainda a salientar a sua enorme resistência ao ar quente, podendo suportar uma temperatura máxima de 200ºC.


início ————— próximo artigo »